Histórico

Fundado em 1934, o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) reúne as empresas que executam as atividades de panificação  representando o setor, que conta com aproximadamente 1800 empresas das quais 400 encontram-se hoje associadas à entidade. Sua função é oferecer apoio às empresas associadas, representando os seus interesses em todas as instâncias públicas, promover a difusão de conhecimento que melhore a competitividade dos associados, identificar as oportunidades de investimento e negócios e gestionar para   a capacitação gerencial e tecnológica das empresas. Também promove o encaminhamento de soluções para quaisquer fatores restritivos das atividades das associadas tanto no que se refere ao ordenamento jurídico, envolvendo as legislações trabalhistas, tributária e ambiental quanto na atualização tecnológica que possa restringir a competitividade das associadas. O Sindicato exerce a representação das empresas do setor nos conselhos e fóruns afins e busca participar  na formulação de leis  ou políticas econômicas que de algum modo afetem o setor.

O Sindipães integra o Sistema Nacional de Indústria através da sua filiação à Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo com o que credencia as empresas associadas a desfrutar dos benefícios e serviços disponibilizados pelo Sistema Indústria.

O Sindipães possui uma trajetória marcada por diversas ações visando ao fortalecimento da panificação capixaba. Ao longo desses setenta e oito anos, o Sindipães atua como entidade representativa do setor no Espirito Santo, trabalhando para promover de forma conjunta ao Sindipães, Aipães desde sua fundação 1982, vem buscando reforçar ainda mais a integração no setor. Responsável pela gestão do Clube do Panificador, a Aipães soma esforços ao sindicato e tem operado com foco na viabilização da infraestrutura para o funcionamento pleno do Centro Tecnológico, da Central Pan e outros. A difusão do conhecimento e a luta pelos anseios e interesses do segmento, o Estado possui em média 18 mil funcionários diretos e 25 mil indiretos com uma arrecadação mensal de R$ 36 milhões.