Redução de impacto ambiental deve nortear setor de panificação

"É preciso buscar uma redução de custos operacionais e, ao mesmo tempo, de impactos ambientais. Associado a isso, temos que atuar para melhorar o desempenho empresarial." Este foi o recado da consultora do Sebrae em Pernambuco Eugênia Miranda aos empresários do setor de panificação que participaram da 58ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip).

A palestra, que destacou a importância da inovação para o processo produtivo, fez parte da programação da 13ª Feira Norte e Nordeste de Panificação e Food Service e apresentou conceitos focados na produção sustentável e na preocupação com o meio ambiente para o segmento. A Feira aconteceu em Recife, de sexta-feira (23) a domingo (25).

Como exemplo de inovação no segmento em termos de gestão e sustentabilidade, Eugênia falou sobre a caixa de fumaça, recurso utilizado pelas padarias para diminuir a emissão de gases poluentes, e o ecopão, que, no processo de produção, também segue uma lógica de sustentabilidade.

Os empresários que participaram da conferência destacaram a importância das novas informações passadas na palestra. "A convenção é uma ótima oportunidade para adquirirmos conhecimentos e estes que foram passados irão contribuir para que acompanhemos o crescimento do nosso setor", afirmou o empresário Agnaldo Arruda.

Na ocasião do evento, o presidente da Abip, Alexandre Pereira, ressaltou a importância do convênio entre a associação e o Sebrae. "O Sebrae se confunde com a historia de sucesso do nosso segmento, pois é responsável por quebrar paradigmas" afirmou.

Fonte: Revista PEGN

Publicado: 28/04/2010