Panificação mineira deve crescer e diversificar

O setor de panificação deve crescer 15% em 2010, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Minas Gerais Luiz Carlos Xavier Carneiro (Sip-MG), durante a abertura da Minas Pão 2010, no Expominas, em Belo Horizonte. Para ele, a atual tendência das padarias é a diversificação de serviços e oferta de produtos mais sofisticados. "As padarias mudaram muito em Minas. Além da própria produção, agora também vendem marcas sofisticadas de produtos, como queijos e vinhos, por exemplo".

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), Antônio de Pádua Moreira, concorda. Para ele as padarias se tornarão, cada vez mais, pontos de consumo de fast-food. Isso exigirá mais investimento em tecnologia e capacitação. "Quem resistir às mudanças vai ficar no caminho. Em um universo de 1,5 mil padarias, não temos nem 150 preparadas para essa tendência", salientou.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Uberlândia (Sindipan), Milton Inhaquiti, a tendência do mercado é crescer e diversificar cada vez mais. "Se não tivermos produtos diversificados não teremos lucro. O lucro vem da venda dos produtos com valor agregado. Por isso, precisamos inovar sempre. Aquela panificadora que vende só pão e leite não sobrevive mais. Com essa mentalidade de desenvolvimento esperamos um crescimento acima do que for registrado pela inflação", afirma.

Com a perspectiva de crescimento do setor de panificação, o atual governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastásia, disse que pretende incentivar a ampliação da produção de trigo no estado. "A panificação tem diversificado muito, apresentado números extremamente vigorosos e gerado milhares de empregos e renda em todas as cidades de Minas. Queremos incentivar o aumento da produção de trigo, para acompanhar o crescimento do setor". Já o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, informou que a prefeitura tem trabalhado para diminuir a burocracia e incentivar o desenvolvimento do setor.

Fonte: Farol Comunitário

Publicado: 10/05/2010