Colheita de trigo deve ser menor no Brasil em 2010

No Rio Grande do Sul, a nova safra de trigo deve ficar abaixo da média dos últimos cinco anos, principalmente pela diminuição da área plantada. A indicação é de que haja uma queda de quase 8,16% em relação à 2009, com menos 70,15 mil hectares de espaço para a cultura no estado. Em uma das regiões com maior concentração de trigo do estado de Mato Grosso do Sul, a diminuição alcança 13,15 mil hectares (-5,61%).

No caso do Paraná, cerca de 60% das áreas do estado já foram semeadas com o cereal. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, o tempo mais firme registrado na última semana favoreceu os trabalhos de plantio e, como a umidade do solo está acima dos 70% em praticamente todas as regiões produtoras, as plantas estão se desenvolvendo bem. Não há sinais de quebras em seus potenciais produtivos.

No entanto, a alta umidade associada às temperaturas mais amenas que estão previstas para ocorrerem nesta semana irão propiciar condições ideais para a proliferação de doenças.

Fonte: Globo Rural

Publicado: 19/05/2010