Pesquisa comprova benefícios do pão para crianças

Crianças que consomem mais pão apresentam menor sobrepeso, obesidade e melhores parâmetros sanguíneos e de outros nutrientes. Estas são algumas das conclusões de um estudo conduzido por Rosa Maria Ortega, doutora em nutrição da Universidade Complutense de Madri, citado pelo jornal espanhol El País.

O trabalho de pesquisa envolveu 504 estudantes, de oito a treze anos, de dez escolas públicas de Coruña, Barcelona, Madri, Sevilha e Valência, analisando dados dietéticos, de atividade física, antropométricos, bioquímicos e sócio-sanitários.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos do consumo de pão entre dois grupos: um, que consumia menos de 80 gramas por dia, e outros, que consumia mais de 80 gramas diárias.

Ao final da pesquisa, apurou-se que as crianças que consumiam mais de 80 gramas de pão por dia apresentavam menor sobrepeso (15,8%) e obesidade (13,9%) em relação aos que consumiam menos de 80 gramas por dia (16,6% e 20,5%, respectivamente). Além disso, as crianças do primeiro grupo apresentaram menor índice de massa corporal e melhores parâmetros sanguíneos de risco cardiovascular e de controle de glicemia.

Os resultados deste estudo, segundo a pesquisadora, derrubam o mito de que o pão é um alimento que engorda. "Os dados da pesquisa comprovam que as crianças que comem mais pão são mais magras e têm uma dieta mais equilibrada", diz ela, lembrando que um alimento, por si só, não engorda ou provoca emagrecimento. "O importante é que a dieta seja equilibrada", conclui a pesquisadora.

Publicado: 28/05/2010