Começa nesta terça-feira o 1º Seminário Tecnológico para os segmentos de panificação e confeitaria

Começa nesta terça-feira, dia 22 de junho, o 1º Seminário Tecnológico para capacitação de profissionais e empresários dos segmentos da panificação e confeitaria, com palestras e cursos práticos. O seminário é desenvolvido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), em parceria com o Sebrae/ES, e acontece até sexta-feira, dia 25 de junho, no Espaço Centro de Desenvolvimento Empresarial do Sindicato.

Apresentando como tema central "Panificação com Inovação", o Seminário, que tem sua programação concentrada das 14 às 20 horas, faz parte do projeto "Desenvolvimento da Panificação Capixaba", que visa fortalecer e gerar novas oportunidades de investimentos para o setor no Estado. O Seminário será uma oportunidade de atualização quanto às novidades técnicas e tecnológicas do mercado.

Palestras e cursos práticos

As palestras focarão os temas: "Padarias como Centros Gastronômicos", a ser proferia pelo diretor da Prática Technipan, José Angelo de Souza Jr., que abordará os novos mercados abraçados pelas padarias atualmente; e "Técnicas de Congelamento", a ser ministrada pelo diretor da Klimaquip, Luiz Henrique Freire, que debaterá aplicações de congelamento para serviços e produtos de padaria e confeitaria e a técnica do ultracongelamento.

Já os cursos práticos irão abordar "Pães Funcionais e Suas Variações" e "Aplicação de Produtos Lácteos na Panificação e Confeitaria". Além disso, o plenário vai debater sobre as boas práticas de fabricação na panificação e a gestão estratégica de vendas para atendentes. O Centro Técnico Sindipães também dará sua contribuição discutindo a confeitaria clássica e a aplicação de pães rústicos em sanduíches.

Encontro de Crédito

A programação do Seminário conta também com o Encontro de Crédito, com participação de representantes de diversas instituições de concessão de crédito, com o objetivo de fomentar melhorias e novos investimentos nos empreendimentos de panificação do Espírito Santo. Este Encontro antecipa também a viabilização de crédito para a aquisição de equipamentos modernos de panificação e confeitaria e de últimos lançamentos dos segmentos, que serão apresentados durante a Super Acaps Panshow 2010.

Ainda durante o Seminário, será realizada a etapa semifinal do concurso "Padeiro e Confeiteiro Nota 10". As receitas dos participantes serão desenvolvidas e três de cada categoria serão escolhidas para a grande final, que vai acontecer na Super Acaps Panshow. O concurso vai premiar o primeiro lugar com um notebook, o segundo com R$ 800,00 e o terceiro lugar com R$ 600,00. Os interessados em participar do concurso podem se inscrever na sede do Sindipães/Aipães até o dia 18 de junho.

O 1º Seminário Tecnológico é uma realização do Sindipães e do Sebrae/ES, com apoio da Bunge e da Prática Technipan, e ocorrerá no Espaço Centro de Desenvolvimento Empresarial Sindipães. Os panificadores interessados em participar devem entrar em contato com o Sindipães pelos telefones (27) 3329-8635, 3349-3041 ou pelo e-mail  secretariasindipaes@terra.com.br.

Serviço:

Evento: 1° Seminário Tecnológico SINDIPÃES-SEBRAE

Tema: "Panificação com Inovação"

Dias: de 22 a 25 de junho

Local: Espaço Centro de Desenvolvimento Empresarial Sindipães

Programação:

Dia 22/06

Cursos Práticos

14h - Pães Funcionais e suas variações. (Adenailton Xavier Martins)

18h - Aplicação de Produtos Lácteos na Panificação e Confeitaria. (Lourival Silva)

Dia 23/06

14h - Plenário - Boas Práticas de Fabricação na Panificação. (Joaquim Vicente)

15h - CREDENCIAMENTO.

15h30 - ABERTURA.

16h - Palestra - Padaria como Centro Gastronômico. (José Ângelo de Souza Jr.)

18h - Técnicas de Congelamento. (Luiz Henrique Freire)

16h - Plenário - Gestão Estratégica de vendas para atendentes de panificação. (Marisleydi Kopernick)

16h - Pães Rústicos e aplicações em Sanduíches. (Joaquim Vicente) - Centro Técnico Sindipães

Dia 24/06

14h - Confeitaria Clássica. (Lyndon Jonhson) - Centro Técnico Sindipães

15h - Encontro de Crédito Sebrae Sindipães.

20h -  Encerramento.

Dia 25/06

8h - Início da etapa semifinal do Concurso Padeiro e Confeiteiro Nota 10.

Publicado: 22/06/2010