Padarias inovam nos ingredientes para atrair consumidor 'saudável'

Evento traz novidades que estarão em breve nas prateleiras.

Recheios vegetarianos e massas integrais estão em alta no setor.

Atrair um maior número de consumidores e garantir acesso a alimentos mais saudáveis parece ser a proposta atual das padarias. Nesta semana, o setor de panificação se reúne na maior feira da América do Sul, a Fipan 2010, que ocorre em São Paulo e onde os donos de padarias de todo o país serão apresentados às novidades que deverão contribuir para incrementar seus negócios.

"Nós temos que fidelizar nossos clientes. Se não comem pão francês, preferem os mais saudáveis, temos que oferecer os integrais, por exemplo. Não são todas as padarias que fabricam, mas a maioria compra para revender e não deixar o cliente na mão", diz o presidente do Sindicato dos Panificadores de São Paulo, Antero José Pereira.

São destaque da feira os alimentos chamados funcionais, que auxiliam o bom funcionamento do organismo. Entre as principais apostas estão os croissants com recheios vegetarianos e inusitados, como o de granola, da Ryco Alimentos, e o sorvete sem adição de gordura e lactose, destinado ao público com intolerância ao  alimento, da Sorvetes da Praia.

Na mesma linha, outras empresas levaram à feira o nhoque e a lazanha feitos sem glúten e a barra de fubá e gergelim, além de salgados e pães de queijo integrais.

Ainda investindo na inovação de produtos, a Ouro Verde Amazônia lançou dois produtos à base de castanha-do-pará: o azeite extra-virgem e o granulado para enfeitar bolos, mais tradicionalmente conhecido no sabor chocolate, para usar em receitas doces e salgadas.

Feira
A Feira Intenaconal de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos está na 17ª edição e será realizada até sexta-feira (23). A expectativa é que 54 mil visitantes de todo o país passem pela feira. A organização espera que sejam movimentados cerca de R$ 550 milhões durante o evento.

Escola móvel
Durante a feira, também foi apresentada a Escola Móvel, uma sala de aula equipada montada sobre uma carreta. O carro percorrerá a periferia da capital paulista, começando pela zona leste.

O intuito é qualificar mão de obra. Hoje, segundo o presidente do sindicato, faltam trabalhadores especializados no Estado.

Novidades em doces

Apesar de ser uma feira de panificação, o que mais chama atenção pela critividade e pelo número de produtos em exibição são os doces. Os bolos, por exemplo, que em muitas padarias não passavam de um pão de ló, dão lugar a receitas cada vez mais sofisticadas e bonitas. Os doces agora ganham cores e formas e recebem o nome cupcakes (pequeno bolo servido para apenas uma pessoa).

Publicado: 20/07/2010