Capixaba vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Panificação Louis Lesaffre, em Las Vegas

Desembarcou em Vitória, nesta última sexta-feira (16), o novo confeiteiro que vai compor a equipe brasileira para competir na Copa do Mundo de Panificação Louis Lesaffre. Depois de levar o primeiro lugar na categoria confeiteiro do Concurso Padeiro e Confeiteiro Nota 10, o capixaba Aldo de Jesus embarcou para Brasília para participar da etapa nacional da Copa e trouxe para o Estado o primeiro lugar na categoria ?Pães doces confeitados e massas folhadas?.

Aldo de Jesus competiu com outros dezessete candidatos e garantiu sua vaga na etapa americana, que acontece em Las Vegas, em setembro deste ano. ?Essa conquista foi muito significativa para mim e para o Estado. Em Brasília, eu estava representando a região Sudeste e agora vou representar todo o país, é uma emoção e uma responsabilidade muito grande?, afirmou o confeiteiro.

Os vencedores desta etapa participarão da grande final da Copa, que será realizada na Europain, em Paris, em abril de 2012. ?Agora é começar a treinar e me dedicar para conseguir um bom resultado lá fora. Esse é um concurso difícil e que tem muita gente boa participando, mas a minha expectativa é de trazer esse título para o Brasil?, ressaltou Aldo de Jesus.

Os principais critérios de avaliação do concurso abrangem peso, volume, sabor, quantidade, variedade, uniformidade, textura, casca, apresentação dos produtos, perda e limpeza do local de trabalho. Os produtos apresentados pelo confeiteiro foram: pão de açaí com granola, pão de cerveja com castanha, pão de vinho com uva passas, pão capixaba com bombom serenata e croissant amanteigado com recheios de peito de peru, queijo cheddar, queijo frescal e tomate seco.

Um dos principais objetivos dessa premiação é valorizar o setor de panificação e confeitaria, a fim de levantar a autoestima dos profissionais e divulgar novos trabalhos. Esse evento é uma forma de incentivar e agregar valor ao segmento, além de impulsionar a troca de informação.

O confeiteiro foi indicado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães). O concurso é organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) com o apoio do Senai. A Copa Louis Lesaffre, criada em 2004, é uma importante competição do setor de panificação e confeitaria no mundo. A última edição do mundial, em Paris, gerou um volume de negócios na ordem de 1 bilhão de euros.

Publicado: 23/07/2010