Indústria francesa de panificação mira o Brasil

A França é um dos países que mais investem no Brasil. Segundo dados da Investe São Paulo, até março deste ano o país europeu aportou no Brasil cerca de R$ 500 milhões de reais, esse valor é o equivalente a 6,7% do total de investimentos estrangeiros. Dentre os segmentos que olha para o País como uma oportunidade de crescimento está o de panificação.

"Hoje temos várias instalações em outros países do mundo como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e a América do Sul, que ainda não sendo o primeiro mercado das empresas, deverá ser o destino cada vez mais do capital estrangeiro", garante Philippe Valouy, responsável comercial da América do Sul, Espanha, Oriente Médio e África da De La Balina, empresa de máquinas para a panificação. De acordo com ele, quando o assunto é indústria, o Brasil é o país do momento para se investir.

Outra empresa que também demonstra acreditar em investimentos no País é a Mecatherm, que produz máquinas do segmento de panificação destinado a empresas de médio porte.O engenheiro comercial Frédéric Dangel, responsável pela empresa, disse com exclusividade ao DCI, durante a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo independente de Alimentos (FIPAN), que "o mercado brasileiro é muito interessante devido à política do estabelecimento da democracia e pelo fato de que o poder aquisitivo nacional está crescendo. Esses fatores nos levaram a participar pela terceira vez da FIPAN. Esperamos poder elevar nossa presença, nacionalmente, para as pequenas e médias empresas que trabalhem a nível industrial". Apesar do otimismo, advertiu que o país enfrente graves problemas de burocracia e protecionismo.

Fonte: DCI

Publicado: 26/07/2010