Mercado está em falta de padeiros

A busca por profissões modernas é um problema para as padarias. Com o interesse dos jovens voltado para a formação acadêmica, profissionais técnicos, como os padeiros, estão em falta. Dados da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) estimam que em todo o país existam 10 mil vagas disponíveis nessa área.

Em Uberaba, o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Uberaba contabilizou, no início do ano, 215 panificadoras na cidade. Gleisson Enrique Ferreira Borges, presidente do sindicato, diz que os donos de estabelecimentos no setor estão tentando diminuir a falta de profissionais, treinando pessoas sem experiência. "É difícil explicar essa carência de mão-de-obra, mas as pessoas mais novas, que estão entrando no mercado, não têm interesse em aprender uma profissão. Querem mexer com computador, ter um diploma de faculdade." Segundo ele, o salário em Uberaba é de cerca de R$ 1,2 mil, mas ainda falta mão-de-obra qualificada.

Para reverter a situação e capacitar novos padeiros, o sindicato, em parceria com a Fiemg e o Senai, vai implantar em Uberaba uma escola de panificação. Serão oferecidos vários cursos e, de acordo com Gleisson, será ofertado aperfeiçoamento até mesmo para área de atendimento ao público. "As aulas serão específicas. O aluno vai poder escolher se quer aprender bolos, pães, confeitaria, massas. Com a matéria mais aprofundada, os resultados são melhores", explica. As obras já tiveram início e a previsão é de que sejam concluídas ainda este ano.

Fonte: JM Online

Publicado: 09/08/2010