Falta de padeiros faz empresários colocarem a mão na massa

Mercado precisa de ao menos dez mil padeiros devido ao crescimento do setor

A falta de padeiros com experiência profissional tem feito proprietários de estabelecimentos colocarem a mão na massa, ou seja, irem para a cozinha fabricar os próprios pães.

O motivo é que hoje o mercado de trabalho precisa não só de profissionais que saibam fazer um pão francês, mas também produtos especiais, como pães doces, bolos e outros atrativos que o consumidor procura.

Para quem estiver de olho nas oportunidades do setor, vale a pena correr atrás porque os salários são atraentes. Segundo o presidente do Sindicato, um confeiteiro de uma padaria bem localizada e famosa pode ganhar até dez salários mínimos na capital paulista - R$ 5.100.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria faltam cerca de dez mil padeiros por todo o país e a previsão é de que o setor cresça, só neste ano, pelo menos, 13%. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) montou até uma padaria móvel para ajudar na qualificação de trabalhadores moradores de regiões distantes.

Fonte: R7

Publicado: 23/08/2010