Participação em feiras especializadas traz inovação ao setor de panificação

Conhecer de perto as novidades do setor de panificação e confeitaria e fazer bons negócios foram os motivos que levaram a empresária de Marechal Cândido Rondon, Mafalda Fischer, a conhecer a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), que aconteceu no final de julho passado, em São Paulo. A empresária participou de uma caravana que levou mais de 30 empresários integrantes da Rede Delícia de Pães do Oeste do Paraná à capital paulista, incentivados pelo Sebrae/PR.

De acordo com o consultor da entidade em Cascavel/PR, Edson Braga da Silva, estar atentos às novidades do mercado é fundamental para melhorar e desenvolver os negócios. "Os empresários precisam acompanhar o mercado, conhecer novos fornecedores, novas matérias-primas e máquinas e equipamentos que dinamizem o tempo de produção, garantindo maior rentabilidade. É por isso que o Sebrae/PR incentiva sempre a participação em eventos como esse", afirma o consultor.

A empresária de Rondon explica que foi a primeira vez que participou da FIPAN, mas que, em 2009, seus filhos foram ao evento e trouxeram boas ideias de negócio. "Eles conheceram máquinas para a produção de salgados, como risoles e coxinhas, que melhoraram nosso desempenho. Antes, o processo era manual e agora temos um equipamento que prepara a massa e outro que modela os produtos. Ficou mais bonito, padronizou e diminuiu a perda de matéria-prima na fabricação", conta a empresária que, nesta edição, adquiriu, por meio de fornecedores da FIPAN, novos expositores para o balcão.

Seja com grandes ou pequenas novidades os empresários comemoram os resultados dos negócios na caixa registradora da empresa. "Precisamos investir em processos que melhorem a qualidade e o visual dos nossos produtos e o layout da loja. Tudo isso pensando em agradar o consumidor, que está cada vez mais exigente. E o resultado dos investimentos não demora a chegar, pois a percepção dos clientes, com as melhorias, é imediata. Eles compram mais e ainda indicam para a família e os amigos", analisa o proprietário de panificadora em Foz do Iguaçu, João Jandir Hartmann.

Fonte: Propan

Publicado: 15/09/2010