Padarias brasileiras conquistam japoneses

Em quase todos os bairros do Brasil tem pelo menos uma padaria. Lá, o estabelecimento comercial virou ponto de encontro para empresários e vendedores. Ultimamente, além de oferecer pão quente a toda hora, o local oferece serviços para happy-hour e até para internet. No Japão é o público japonês que descobre o lugar atraído pela variedade de pães e lanches.

O empresário Tomiharu Matsuyama, 44, de Oizumi (Gunma), é um dos que mais se esforçam para mostrar o que é uma padaria para os japoneses. Ele montou a Padaria e Lanchonete do Tomi em 2007 e desde então o local virou referência para quem quer saborear a tradicional média (leite com café) e pão com manteiga na chapa. Os japoneses também foram atraídos pelo estômago. Mas, a arma foi outra: pão de queijo.

"Espalhei panfletos e cupons promocionais em japonês. Pouco tempo depois, o público surgiu", disse Tomi. Em toda a compra na padaria, o cliente tinha direito a um cafezinho com um pão de queijo. "O sabor do pão de queijo e o bom atendimento fizeram vários clientes voltarem a frequentar o estabelecimento", afirmou ele.

A japonesa Nao Kawai veio de Kanagawa para conhecer a padaria. Soube por  amigos que havia um estabelecimento de servia pães diferentes em Gunma e veio experimentá-los. Kawai aprovou o sabor e disse que voltará mais vezes.

O aumento de clientes japoneses veio em boa hora para Tomi. Há muito tempo que o empresário queria readaptar o seu comércio para atender também o público japonês. No caso, o fato acabou virando uma questão de sobrevivência. "Cerca de 25% dos clientes são japoneses", afirmou. Ele acredita que a tendência é aumentar cada vez mais.

Para sobreviver é necessário criatividade. E a inspiração surge dos momentos atuais. Durante a Copa do Mundo, o brasileiro, com a ajuda dos funcionários, criou o Hexa Tomi feito com pão de hambúrguer, a carne para hambúrguer, presunto, queijo, ovo, bacon, calabresa, alface e tomate. O lanche virou atração da casa. "Pena que o Brasil não chegou lá", disse Tomi. Além do pão de queijo e pães, os lanches puxam as vendas da padaria.

Fonte: Propan

Publicado: 15/09/2010