Área do Associado:

Esqueci minha senha

Newsletter

Adicionar Remover

Agenda

Associe-se

Associe-se

Notícias

Dia Mundial do Pão alerta para consumo consciente

No dia 16 de outubro, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) e as padarias associadas promovem a oitava edição do evento que irá comemorar o Dia Mundial do Pão no Estado. Neste ano, a ação acontecerá em mais de 14 municípios e contará com o envolvimento de cerca de 150 panificadoras. Além da tradicional troca de pães doces por garrafas pet e óleo de cozinha usado, a data marcará o início da campanha de coleta contínua do óleo pelas empresas do setor.

A atividade funcionará da seguinte forma: uma pet vale um pão doce, e, ainda, para cada dois litros de óleo contidos em uma garrafa descartável, o consumidor receberá quatro pães. A iniciativa ocorrerá das 8h30 às 11h30, nas principais praças de inúmeros municípios do interior e da Grande Vitória. Entre eles: Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Nova Venécia, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Colatina, São Domingos do Norte, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz.

A expectativa é de sejam doados em torno de 150 mil pães e arrecadados cerca de 130 mil pets e 5 mil litros de óleo. Em 2009, os números superaram em 56% o volume de material trocado no ano anterior: foram 85 mil garrafas pet e 2 mil litros de óleo recolhidos e 96 mil pães distribuídos. As pets são doadas para centros de reciclagem e instituições filantrópicas. Já o óleo vegetal recebe o devido tratamento de empresas especializadas e passa a ter outra utilização, como, por exemplo, na indústria de sabão e cosméticos.

"Este Dia Mundial do Pão terá uma importância ainda maior, pois vem confirmar a consciência socioambiental que a panificação desenvolve junto à população e à classe empresarial. Prova disso é que, de maneira inédita, os consumidores capixabas poderão procurar as padarias associadas e levar o seu óleo de cozinha para que o resíduo receba uma destinação correta e pare de poluir rios e mares. Além disso, é claro, o evento importância nutritiva, histórica e simbólica do produto que é o carro-chefe do segmento", destacou o presidente do Sindipães Flávio Sérgio Bertollo.

O Dia Mundial do Pão é realizado pelo Sindipães e empresas associadas, em parceria com a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Conta, ainda, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), além das empresas Buaiz Alimentos, Coca-Cola, Café Número Um, Ecológica e Marca Ambiental.  

Coleta de óleo usado
A partir do dia 16 de outubro, os consumidores poderão fazer o descarte adequado do óleo de cozinha usado. O material, cujo destino era motivo de dúvida e preocupação de muitos cidadãos conscientes, agora poderá ser levado a uma das padarias associadas ao Sindipães, que encaminharão para as empresas Marca Ambiental e Ecológica, recebendo o tratamento adequado para seu reaproveitamento.

Vale ressaltar que os clientes deverão levar o óleo até as padarias em recipientes especialmente produzidos para esse fim e que serão distribuídos para os clientes que aderirem a campanha. O consumo médio de óleo no Brasil é de quinze litros por pessoa, no ano. Quando jogado no ralo, cada litro contamina até 20 mil litros de água.

Sacola ecológica
Em 2008, o Sindipães promoveu o lançamento do projeto "Sacola Ecológica Permanente" e, neste ano, o Dia Mundial do Pão reforça novamente a proposta, com a inserção de maior quantidade dessas sacolas alternativas no mercado. O objetivo é reduzir o uso das sacolas plásticas, que acabam sendo despejados no meio ambiente, causando entupimentos de bueiros e morte de aves e animais marinhos que ingerem o resíduo.

No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora. Vale lembrar que, um dia antes do Dia Mundial do Pão, celebra-se também o Dia do Consumidor Consciente, data instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de despertar atitudes ecologicamente corretas.


POSTOS DE TROCA:
Vila Velha
Praça Sebastião Cibien (pracinha principal de Cobilândia)
Terminal de ônibus Vila Velha (rua lateral ao Terminal)


Vitória
Praça Dom João Batista (Bairro São Pedro I)
Parque Municipal Horto de Maruípe


Cariacica
Praça Maria Goreti Torezoni (Bairro Bela Aurora)

Viana
Av. Tancredo Neves 2 (Bairro Canaã)


Serra
Praça Principal (Bairro Novo Horizonte)

Nova Venécia
Praça do Granito (Centro)


Linhares
Praça do Bairro Interlagos

Santa Leopoldina
Escadaria Jair de Amorim (Centro)

Santa Maria de Jetibá
Praça Florêncio Augusto Berger (Centro)


Colatina
Praça do Sol Poente (Centro)

Aracruz
Praça Flamboyant (Coqueiral de Aracruz)

Cachoeiro de Itapemirim
Praça Bairro Vilage da Luz

Guarapari
Igreja São Pedro (Bairro Muquiçaba)

São Domingos do Norte
Ginásio de Esportes de São Domingos do Norte


Fonte: ES Hoje

Publicado: 28/09/2010
Sindipães | Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do ES

Endereço

Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha/ES
Telefones: 27 3319-1995 – 3063-3095
Celular VIVO – 27 9 9792-9671
Celular TIM – 27 9 8184-0888 / 9 8184-0607
E-mail: secretaria@sindipaes.org.br

Rede Social

Site desenvolvido por Tribo Propaganda