Sindipães realiza ação sustentável

Sindicato vai promover troca de pães por garrafas pets e óleo usado

Em comemoração ao Dia Mundial do Pão, o Sindipães (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo) vai realizar ações em diversos municípios capixabas, como a tradicional troca de pães doces por garrafas pet e óleo de cozinha usado. O objetivo do sindicato é alertar a população para um consumo consciente.
 Este é o terceiro ano que o Sindipães realiza a troca de pets e óleo usado. "Nos surpreendeu a quantidade de produtos doados pela população no ano passado, e por isso decidimos repetir essa ação", diz Flávio Bertollo, presidente do sindicato. A criação de leis específicas e mesmo a criação do Marco Regulatório na área de Resíduos Sólidos, estimulou o Sindipães a desenvolver ações que possibilite a redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos. A ampliação da medida tem como objetivo aumentar a reciclagem no país, promover a inclusão social, a geração de emprego e renda de catadores de materiais recicláveis.
 A expectativa do sindicato é de que sejam arrecadados cerca de 130 mil garrafas pets, que serão doadas para centros de reciclagem e instituições filantrópicas e cinco mil litros de óleo, que será reutilizado para a produção de outros produtos. "O Sindipães é uma entidade ecologicamente responsável", diz Fábio Bento. Ele enfatiza que mobilização dos capixabas dá mais força para a realização deste tipo de ação.
 Para ganhar os pães, os consumidores devem levar suas doações a um dos pontos de troca distribuídos em 14 municípios capixabas. Uma pet vale um pão doce e dois litros de óleo contidos em uma garrafa descartável, quatro pães. Para produzir os cerca de 150 mil pães que serão distribuídos, o Sindipães vai contar com a colaboração de 150 panificadoras associadas.
O Dia Mundial do Pão é realizado pelo Sindipães, em parceira com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), além das empresas Buaiz Alimentos, Coca-Cola, Café Número Um, Ecológica e Marca Ambiental.
Coleta contínua
A partir do dia 16 de outubro, as padarias associadas ao Sindipães vão ser pontos de coleta de óleo de cozinha usado. O material vai ser encaminhado às empresas especializadas que farão o seu reaproveitamento.

Postos de troca:
Vila Velha
Praça Sebastião Cibien (pracinha principal de Cobilândia)
Terminal de ônibus Vila Velha (rua lateral ao Terminal)

Vitória
Praça Dom João Batista (Bairro São Pedro I)
Parque Municipal Horto de Maruípe.

Cariacica
Praça Maria Goreti Torezoni (Bairro Bela Aurora)

Viana
Padaria Deguste
Avenida Tancredo Neves (Bairro Canaã)

Serra
Praça Principal (Bairro Novo Horizonte)

Nova Venécia
Praça do Granito (Centro)

Linhares
Praça do Bairro Interlagos

Santa Leopoldina
Escadaria Jair de Amorim (Centro)

Santa Maria de Jetibá
Praça Florêncio Augusto Berger (Centro)

Colatina
Praça do Sol Poente (Centro)

Aracruz
Praça Flamboyant (Coqueiral de Aracruz)

Cachoeiro de Itapemirim
Praça Bairro Vilage da Luz.

Guarapari
Igreja São Pedro (Bairro Muquiçaba)

São Domingos do Norte
Ginásio de Esportes de São Domingos do Norte