Sindicato vai distribuir 11 mil pães no Dia Mundial do Pão

O Dia Mundial do Pão será comemorado pelo SIPCEP - Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná - com ação social, cultural e ecológica, no dia 15 de outubro, das 7h às 16h, na Praça Rui Barbosa.

No evento serão distribuídos 11 mil pães para a população em troca de livros, que serão utilizados para montar uma biblioteca em uma comunidade de Curitiba.

Para despertar a conscientização ambiental, 50 crianças da 1ª a 4ª série da Escola Municipal Vila Torres vão participar de um concurso de pintura em sacolas ecológicas permanentes. A premiação será realizada às 16h por uma comissão julgadora composta por representantes do SIPCEP, SENAI, prefeitura, Moinhos Anaconda e população. Os três primeiros colocados receberão uma cesta de pães.

"O pão é o símbolo da partilha e, para comemorar o dia deste alimento sagrado, unimos forças para levar para a população ações de bondade e alegria", diz o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann.

Para quem está procurando um emprego, a festa também será uma grande oportunidade. O sindicato estará recebendo currículos para todos os setores da panificação, como padeiro, balconista e confeiteiro.

Como o pão também é saúde, o SESI vai montar na praça uma clínica oftalmológica que estará realizando exames gratuitos durante o dia, além de levar dicas de prevenção de câncer de mama, útero e dengue.

Para alegrar as crianças, no período da tarde a prefeitura vai montar brinquedos na praça.

O SENAI também estará presente divulgando o curso que é realizado na Escola de Panificação.

A data oficial da comemoração do Dia Mundial do Pão é 16 de outubro, mas o sindicato vai realizar a festa sexta-feira, dia 15 de outubro, por ser um dia de semana e para poder atender um número ainda maior de pessoas.

"Vai ser uma grande festa, unimos em um único evento ação social, com a distribuição de pães; cultural, com a arrecadação de livros; ecológica, com o concurso das sacolas ecológicas; de saúde, com prevenções de doenças e de cidadania, com diversão, oportunidade de empregos e cursos", relata o presidente.

O pão é o responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, além de contribuir decisivamente com a economia do Estado. "Esta comemoração é a retribuição aos nossos clientes que valorizam a classe e não abrem mão de um pãozinho saudável e saboroso", completa Borgmann.

NÚMEROS DA PANIFICAÇÃO NO PARANÁ EM 2009

Faturamento Anual = R$ 1,250 bilhão