Cerca de 150 mil pães são trocados por pet e óleo usado

O evento foi realizado em 15 municípios capixabas e contou com o apoio de cerca de 150 padarias

No último sábado (16) foi celebrado o Dia Mundial do Pão. Em mais um ano, a data foi comemorada de forma ecológica por padarias capixabas associadas ao Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), que promoveu a troca de garrafas pet e óleo de cozinha usado por pães doces.

Ao todo, foram recolhidos mais de 132 mil pets e 4 mil litros de óleo e distribuídos cerca de 150 mil pães em 15 municípios do Estado (Vila Velha, Vitória, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Nova Venécia, Linhares, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Colatina, São Domingos do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Aracruz).

As garrafas foram destinadas a entidades filantrópicas e centros de reciclagem, como a Associação Beneficente dos Catadores de Recicláveis em Nova Rosa da Penha (Acamarp); já os resíduos oleosos, encaminhados para as empresas Marca Ambiental e Ecológica, que farão o tratamento do material, para reutilizá-lo em forma de biodiesel e na indústria de cosméticos e sabão.

A coordenadora da Acamarp, Maria Izabel Alves Costa, destaca que a arrecadação fará grande diferença para os associados. "Essas pets que chegaram aqui pra gente com certeza vão ajudar a aumentar a renda de cada um. Estamos todos muito felizes com essa contribuição e vamos sentir a diferença no final do mês. O Dia Mundial do Pão é uma iniciativa louvável e deve servir de exemplo para outras empresas", afirma.

Para participar, o consumidor precisava apenas se dirigir a um dos 16 postos de troca: cada pet valia um pão, e dois litros de óleo davam direito a quatro unidades. O evento aconteceu das 8h30 às 11h30 nas principais praças e localidades dos municípios participantes, sendo que, em alguns lugares, o horário foi estendido devido à grande demanda.

"Essa iniciativa é muito mais do que uma simples comemoração, consiste em um trabalho de conscientização. A cada ano, temos maior número de apoiadores e de consumidores engajados, fortalecendo a ação e mostrando que cada um pode colaborar com o meio ambiente. Superamos todas as nossas expectativas. Para se ter uma ideia, em Bela Aurora e em Maruípe, tivemos que enviar reforço na quantidade de pães na primeira hora de evento", ressalta o presidente do Sindipães, Flávio Sérgio Bertollo.

O Dia Mundial do Pão, no Espírito Santo, envolveu 150 panificadoras, como fruto de uma parceria do Sindipães com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). A ação contou, ainda, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e das empresas Buaiz Alimentos, Coca-Cola, Café Número Um, Ecológica e Marca Ambiental.

Padarias passam a coletar diariamente óleo usado

O Dia Mundial do Pão 2010 foi marco do início de uma campanha pioneira no Espírito Santo. Desde o último 16 de outubro, os consumidores podem levar o óleo usado até uma das quase 300 padarias associadas ao Sindipães, para que o resíduo possa receber a destinação e o tratamento adequados. O material será recolhido pelas empresas Marca Ambiental e Ecológica, e será reaproveitado na forma de biodiesel, na indústria de cosméticos, sabão, entre outros. Vale ressaltar que os clientes deverão levar o óleo até as padarias em recipientes especialmente produzidos para esse fim e que serão distribuídos para os consumidores que quiserem aderir à campanha.

Fonte: ES Hoje

Publicado: 19/10/2010