Área do Associado:

Esqueci minha senha

Newsletter

Adicionar Remover

Agenda

Associe-se

Associe-se

Notícias

Pão francês pode ficar mais barato a partir de 2011

Depois de registrar dez altas consecutivas, o preço do pãozinho francês pode ficar mais barato. A notícia, apesar de boa, só deve ocorrer a partir de 1º de janeiro de 2011. 

O governo russo divulgou um decreto que suspende a partir desta data o embargo às exportações de farinha de trigo adotado no verão como resposta à forte seca que ameaçava elevar os preços dessa matéria-prima no mercado interno russo.

Para evitar que houvesse inflação na Rússia, o governo tinha imposto o embargo, que instantaneamente aumentou os preços do trigo em todos os outros países, já que o produto é uma commodity (preço do produto é imposto por meio de negócios nas bolsas de valores).

O Brasil foi uma região afetada. De acordo com a Fecomercio, o pãozinho ficou mais caro porque, além de o Brasil não ser um grande produtor de trigo, a oferta interna (que servia para abastecer as indústrias e as padarias do país) foi enviada para o exterior, para abastecer os países que ficaram sem o produto devido à seca da Rússia.

Com o decreto, as farinhas de trigo e de centeio ficam excluídas da lista de cereais afetados pelo embargo. No entanto, prossegue a restrição às exportações de trigo, cevada, centeio e milho.

Na sexta-feira (22), o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, confirmou o prosseguimento do embargo às exportações de grãos até 1º de julho de 2011.

Diante de uma seca e de uma onda de calor sem precedentes, que também provocou incêndios florestais, a Rússia, um dos maiores exportadores mundiais, reduziu as previsões de colheitas de cereais a 60-65 milhões de toneladas, contra 95 milhões de toneladas inicialmente previstos.

A meta do embargo, segundo Moscou, era conter a alta de preços provocada pela queda nas colheitas. A medida russa provocou uma disparada da cotação do trigo nos mercados internacionais.

Fonte: Folha Vitória

Publicado: 26/10/2010
Sindipães | Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do ES

Endereço

Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha/ES
Telefones: 27 3319-1995 – 3063-3095
Celular VIVO – 27 9 9792-9671
Celular TIM – 27 9 8184-0888 / 9 8184-0607
E-mail: secretaria@sindipaes.org.br

Rede Social

Site desenvolvido por Tribo Propaganda