Estado colheu a melhor safra de trigo da história

Além dos números, a qualidade do cereal também aumentou

O Rio Grande do Sul colheu a melhor safra de trigo da história em produtividade. A qualidade do cereal também é superior aos anos anteriores. Mas os produtores reclamam que, quando tinha tudo para ser um bom momento, os preços estão muito abaixo do esperado. Na padaria, é sempre a mesma choradeira. "Está sempre aumentando, a gente tem que acostumar com o preço", lamenta a aposentada Eva Paula de Souza. "Isso que a gente nem repassou o percentual que a gente pagou de aumento. A gente não repassou o aumento total, mas mesmo repassando em partes eu tenho clientes que ainda estão ligando pra cá, tentando negociar e tentando pechinchar e a gente tenta fazer isso também da melhor forma possível, porque a gente não pode perder clientes, né",afirma a gerente da padaria, Eveline Tomazi Vargas.

Na mesma padaria de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, teve que reajustar os preços em julho e até agora os consumidores reclamam. A quebra da safra da Rússia provocou uma alta nas cotações internacionais do trigo, e o valor da farinha também aumentou.Os pães e outros produtos subiram, em média 6%, e só não foi mais porque a margem de lucro da empresa foi reduzida em 10%. O analista de mercado Élcio Bento explica que o mundo colheu nesta safra 40 milhões de toneladas a menos e o Brasil depende do grão estrangeiro, é o segundo maior importador mundial. Com a baixa oferta, Bento diz que os produtores daqui devem ser beneficiados, mas precisam esperar o momento certo para vender. "Neste momento de ingresso de safra, como os preços estão em queda, então sazonalmente falando, temos produto entrando no mercado. Neste momento, os leilões de PEP são a melhor alternativa para comercialização, mas durante a entressafra existe sim espaço para recuperação", explica o analista. É o que espera o agricultor Lauro Riedel.

Ele plantou 100 hectares de trigo para panificação, na lavoura que fica em Santa Rosa, noroeste do Rio Grande do Sul. Riedel manteve a mesma área cultivada na safra passada, com a esperança de alta dos preços. O Brasil deve produzir este ano 5,5 milhões de toneladas de trigo, aumento de 10% em relação à safra passada.

Fonte: Diário da Manhã

Publicado: 15/12/2010