Preço médio do trigo no Balcão gaúcho tem incremento de 1,5% em relação à novembro

Enquanto os preços no mercado de lotes do Rio Grande do Sul permanecem fixos em R$ 420,00/ton, o mercado de balcão, que envolve negociações diretamente com o produtor de pequenos volumes continua galgando uma média de preços mais elevada e registra sua segunda semana de alta consecutiva.

De acordo com levantamento da Emater/RS, a valorização esta semana assim como de praxe foi pequena, de apenas 0,3%, isso porque as elevações não são generalizadas, restringindo-se apenas a algumas regiões produtores, sendo que no âmbito geral predomina a mesma tendência de estabilidade do mercado de lotes. O valor mais elevado do cereal continua sendo registrado em Palmeira das Missões no Noroeste do Estado que já encerrou a colheita com excelentes índices de produtividade e com qualidade também acima do esperado. Já o menor valor continua sendo de R$ 21,00/sc e predomina na região de Júlio de Castilhos no Centro-Oeste do estado.

Assim como ocorre desde a segunda quinzena de novembro a média de preços se mantém acima de R$ 22,00 e a desta semana consolida-se como a melhor do ano, apesar de ainda estar muito aquém do esperado pelos produtores diante dos recordes históricos obtidos nesta safra, exceto pela área plantada que teve expressiva queda de 10,7%.

Em comparação com o mês de novembro, houve incremento de 1,5%, mas em relação ao mesmo período do ano passado, a diferença pesa contra o produtor e em termos percentuais ainda é de quase 11%. A desvantagem deste maior preço registrado em 2010 até o momento também prevalece ante a média histórica para o mês de dezembro e também anual. Porém, com a perspectiva de alta se consolidando, já há uma reversão da tendência de queda nos preços ao longo de novembro e dezembro, quando há plena oferta de produto no mercado gaúcho que ainda tem o agravante de começar a colher quando o Paraná está praticamente finalizando a operação e já inunda o mercado com o cereal.

A comercialização da safra apesar do ritmo ainda lento de negociações com os moinhos, com pequenos volumes semanais sendo contratados, mostra-se plenamente ativa nos leilões semanais do governo que já garantiram a venda de 660 mil toneladas que serão embarcadas nos próximos meses, sendo que os embarques normais, fora dos leilões oficiais também estão se intensificando nestes últimos meses, o que nos permite estimar que já se tem garantida a comercialização de quase 50% da safra colhida este ano no Rio Grande do Sul.

Fonte: Só Notícias

Publicado: 20/12/2010