Quilo do pão deve ter reajuste até março nas panificadoras de Manaus

O reajuste no valor do pão francês está previsto para o primeiro trimestre de 2011, segundo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipan/AM). O aumento no valor do piso salarial dos padeiros e a correção do preço da matéria-prima (trigo, açúcar, óleo e margarina) estão pressionando o setor para que o reajuste aconteça até março.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindipan/AM), Carlos Azevedo, garantiu que o aumento no preço do pão francês não deve ser maior que 10%.

"No final de janeiro, haverá uma reunião com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) para avaliarmos o comportamento do preço de mercado das matérias-primas do pão e definirmos de quanto será o reajuste", afirmou. Segundo Azevedo, o aumento ainda não está definido, mas é provável que aconteça também até o mês de março.

Atualmente, o pão francês custa em média R$ 7,00/Kg, sendo o menor preço encontrado de R$ 5,00/Kg e o maior R$ 8,70/Kg. Se o aumento seguir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) que foi de 5,9% no ano, o pãozinho ficará com um preço médio de R$ 7,40/Kg, e o preço maior R$ 9,20/Kg.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Sócio-Econômicos (Dieese), em Manaus, o açúcar teve uma variação acumulada em 2010 de 21,3%, o óleo de soja caiu 5,13% e a manteiga aumentou 11,36% no ano. A farinha de trigo não é pesquisada pelo Dieese na capital, somente a farinha de mandioca.

No Amazonas, o segmento de panificadoras emprega 12 mil trabalhadores diretamente em pouco mais de mil empresas. Considerando o faturamento médio de R$ 180 mil, por mês, as panificadoras do Amazonas movimentam R$ 180 milhões por mês ou R$ 2,160 bilhões anualmente. Em 2010, as empresas que compõem o setor local tiveram um faturamento 10% maior, em relação a 2009.

Fonte: D24am

Publicado: 12/01/2011