Empresários visitam local onde será implantado novo Polo Industrial em Vila Velha

Mais de cinquenta empresários dos setores de alimentação, vestuário, construção civil, entre outros conheceram a região do Xuri

Nesta segunda-feira (17) empresários de diversos setores visitaram o local onde será construído o Pólo de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha (PODES-VV). O projeto vai ocupar uma área de cerca de 16 milhões de m² na região rural do Xuri, entre a Rodovia do Sol e a BR-101, fazendo fronteira com os municípios de Viana e Guarapari.

"As áreas têm um aspecto logístico muito favorável, por causa da BR 101. E temos a ES 388 que liga a Rodovia do Sol à BR 101. Ainda é uma estrada de chão, mas, estamos reivindicando que o governo do Estado providencie o asfaltamento, para escoar a produção das área". A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Winker Denner.

A previsão é de que em uma área de 4 milhões de m² seja instalada uma Zona de Processamento de  Exportação (ZPE). De acordo com o secretário, a prefeitura municipal de Vila Velha (PMVV) está fazendo a indicação da área e o fato está sendo analisado, pelo governo federal.

Em outra parte do PODES-VV está sendo planejada a implantação de um aeroporto, que deve ser construido pela iniciativa privada. Winker Denner destacou que a prefeitura vai fornecer o apoio institucional aos proprietários das terras que serão transformadas nos distritos industriais.

A PMVV enviou à Câmara Municipal uma proposta de alteração no Plano Diretor Municipal (PDM) relativa à área, no final de 2010, que deve ser votada em fevereiro com o fim do recesso parlamentar. Além disso, estão sendo encaminhadas as solicitações de lincenças ambientais aos órgãoes estaduais, além de solicitação para a pavimentação da ES 388, junto ao governo no Estado.

O evento teve a presença do presidente da Findes, Lucas Izoton, além de cerca de 50 empresários dos setores de alimentação, vestuário, construção civil e indústria química.

Fonte: ES Hoje

Publicado: 17/01/2011