Forno eficiente pode gerar economia de R$ 500 milhões
BRASÍLIA - O uso de fornos mais eficientes pode ajudar as padarias brasileiras a reduzir em 20% seus custos, com uma economia de R$ 500 milhões. Por conta de números tão expressivos, o Sebrae, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o setor produtivo, desenvolve os requisitos para criar uma etiqueta de conservação de energia voltada para esse mercado.

Os fornos elétricos são utilizados por oito em cada dez estabelecimentos que vendem pão e respondem por 15% dos custos de manutenção dos estabelecimentos que, em sua maioria (96%), são pequenas empresas.

A exemplo do que já ocorre com refrigeradores, condicionadores de ar, veículos e até edifícios, o Inmetro vai estender o uso da etiqueta para informar o consumo e a eficiência dos fornos elétricos de padaria, o que irá reduzir os custos das 63,2 mil panificadoras brasileiras. Segundo dados do setor, sete em cada dez fornos usados pelas empresas têm mais de oito anos de uso, o que representa dispêndio de energia, uma vez que os fabricados atualmente consomem quase 50% a menos que os produzidos no ano 2000.

O regulamento já está em discussão na comissão técnica convocada pelo Inmetro para assessorar o setor na criação dos critérios. Deverá ser colocado em consulta pública em junho de 2011. "Com esses números, acreditamos que a economia de energia conseguida pelo novo programa pode beneficiar não apenas os empresários, mas principalmente o bolso dos consumidores, já que o custo de fabricação dos pães pode ser reduzido", afirma Marcos Borges, coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

"Vamos trabalhar para que os fabricantes coloquem no mercado equipamentos mais eficientes. O objetivo é que no futuro todos os fornos saiam de fábrica com a indicação de consumo energético até porque nos próximos anos o selo pode vir a ser obrigatório", afirma Hulda Giesbrecht, analista técnica da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae.

Fonte: Diário Comércio, Indústria & Serviços

Publicado: 23/01/2011