Área do Associado:

Esqueci minha senha

Newsletter

Adicionar Remover

Agenda

Associe-se

Associe-se

Notícias

Dólar baixo: quem perde e quem ganha

Enquanto alguns setores destacam as dificuldades causadas pela valorização do Real, outros comemoram o fato do Brasil ter uma moeda forte. É o caso do setor de panificação e confeitaria, cujos negócios são focados no mercado doméstico e para quem dólar estabilizado em torno de R$ 1,70 é motivo de tranqüilidade.

A indústria de panificação consome cerca de 11 milhões de toneladas de trigo por ano, sendo que metade é importada da Argentina. Assim, a baixa cotação do dólar favorece os negócios. "Dependemos do mercado externo para a obtenção da nossa principal matéria-prima. Com o Real forte, podemos comprar mais", avalia o presidente do Sindipães - Sindicato da Indústria de Panificação do Espírito Santo, Flávio Bertollo.

Já o setor calçadista, que ao invés de comprar, vende para o mercado externo, sofre com a desvalorização da moeda americana. "Exportar está ficando mais difícil, então estamos destinando nossa produção para o mercado interno, que está se tornando cada vez mais competitivo", ressalta o presidente do Sindicalçados - Sindicato da Indústria de Calçados do Espírito Santo, Altamir Martins.

Fonte: Iá! Comunicação

Publicado: 14/02/2011
Sindipães | Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do ES

Endereço

Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha/ES
Telefones: 27 3319-1995 – 3063-3095
Celular VIVO – 27 9 9792-9671
Celular TIM – 27 9 8184-0888 / 9 8184-0607
E-mail: secretaria@sindipaes.org.br

Rede Social

Site desenvolvido por Tribo Propaganda