Preço da farinha deixa pãozinho mais caro

O pão francês está mais pesado no bolso do consumidor. Em um ano, o preço do pãozinho de cada dia aumentou 7,67% de fevereiro de 2010 a janeiro deste ano. É como se o quilo do produto que custava R$ 7 no ano passado passasse a valer R$ 7,53 agora. Os culpados são os aumentos do custo da farinha de trigo e da mão de obra.

A inflação do pãozinho medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que algumas capitais viram o preço aumentar mais de 10% - como é o caso de Belo Horizonte (onde o preço subiu 10,38%) e de Fortaleza (10,75%). Em São Paulo, o aumento foi de 9,59%. No Rio de Janeiro, de 8,56%.

Reportagem do Jornal da Record mostra que a farinha de trigo aumentou mais de 30% em 2010. Os salários dos empregados do setor de panificação e os aluguéis de imóveis também subiram em um ritmo muito maior do que a média dos anos anteriores.

Antero José Pereira, presidente do Sindipan (sindicato da panificação), diz que a boa notícia é que os repasses de custos com o salário do padeiro e com o aluguel já foram feitos.

- Já efetuou estabilização, não há mais necessidade de novos aumentos.

Fonte: Folha Vitória

Publicado: 23/02/2011