Marcos Guerra é o novo presidente da Findes

Eleito tem à disposição um orçamento R$ 200 mi, superior ao de 71 municípios do Estado

Marcos Guerra é o novo presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Ele venceu Ademar Bragatto numa eleição relativamente fácil, o que acabou contrariando as expectativas. Dos 29 sindicatos com direito a voto, 21 votaram em Guerra, oito optaram por Bragatto. O resultado foi divulgado às 21 horas de ontem.

O empresário, ligado ao setor de confecções, será proclamado oficialmente como novo presidente da Findes no dia 30 de março, durante reunião do Conselho de Representantes da entidade. No dia 28 de julho, ele assume o lugar hoje ocupado por Lucas Izoton. O mandato vai até 2014.

O novo presidente terá à disposição um orçamento anual de R$ 200 milhões, superior ao de 71 municípios do Estado, e será a voz de um segmento responsável por 37% do PIB capixaba. Todos esses recursos e influência terão de ser usados como ferramentas que ajudem superar alguns sérios gargalos da indústria local, casos de qualificação, infraestrutura e interiorização do desenvolvimento.

"Quero formar parcerias com os 78 municípios para qualificar onde for preciso. Teremos unidades móveis do Sesi, Senai e IEL que serão levadas para onde existir demanda por qualificação. Além disso, temos de dar mais competitividade e qualificação também para os micro, pequenos e médios empresários. Não podemos ficar presos aos grandes, temos de ampliar esse foco de investimentos".

No que diz respeito à infraestrutura, problema que não pode ser diretamente resolvido pela Findes, o futuro mandatário defendeu a união. "Somos deficientes sob todos os aspectos. Aeroporto, porto, rodovias e até mesmo ferrovia. Temos gargalos em tudo. A ideia é unir forças, buscar apoio onde for preciso para que essas deficiências sejam solucionadas. Não adianta trabalhar sozinho. A Findes precisa acompanhar de perto os rumos dessas histórias, caso contrário, vamos entrar num apagão logístico. Não podemos permitir isso".

Marcos Guerra também assumiu o compromisso de fortalecer os sindicatos e levar o desenvolvimento econômico para o interior do Estado.

O Fundap, alvo de críticas por parte da Confederação Nacional da Indústria, recebeu a defesa do dirigente local. "É muito questionado, mas tem total solidez e está juridicamente correto. É um mecanismo correto e necessário para o Espírito Santo. Vou trabalhar para mantê-lo, mesmo as entidades nacionais não estando de acordo".

Fonte: Gazeta Online

Publicado: 28/02/2011