Área do Associado:

Esqueci minha senha

Newsletter

Adicionar Remover

Agenda

Associe-se

Associe-se

Notícias

Preço do trigo está mais alto em fevereiro

Aumento está sendo repassado à farinha e por consequência ao pão francês, 7% mais caro em relação a 2010

Preço pago pelo grão do trigo, no mês de fevereiro, teve aumento de quase 30%. A indústria já está repassando o aumento para a farinha e, de acordo com analistas, o consumidor paga mais pelo pão francês, que está 7% mais caro em relação ao mesmo mês de 2010.

No Paraná, em julho do ano passado, a tonelada custava R$ 410. Atualmente, tem sido vendida a R$ 530. Especialistas explicam que o motivo dessa alta é o mercado mundial, seca na China, alta demanda no Oriente Médio e baixos estoques nos Estados Unidos. Além disto, a situação na Argentina foi determinante. A safra, de 14,7 milhões de toneladas, foi a melhor dos últimos quatro anos.

Segundo o presidente do Moinho Pacífico, Lawrence Pih, a Argentina tem exportado de modo mais lento, e, apesar de possuir um bom estoque, estão segurando os grãos. Com menos trigo vindo do país vizinho, os preços no mercado interno aumentam.

- Dos 14,7 milhões, a Argentina consome de seis a sete milhões, o restante é para exportação. O Brasil precisa de 10 milhões e colhe apenas seis milhões. Da Argentina, o Brasil busca mais quatro milhões e ainda importa um milhão do Uruguai e Paraguai. Isto acontece porque o Brasil precisa de trigo de qualidade e daí acaba exportando o excedente produzido aqui para outros países - explica Pih.

O analista da Safras e Mercados Elcio Bento, acredita que a tendência é alta, porém recomenda cautela.

- Estamos num momento de incerteza, em que o mercado aguarda números da próxima safra mundial. Dependendo do que aconteça, do que os números mostrem, em que vai acontecer com os estoques da próxima safra, nós teremos o ponto fundamental para determinar os preços no mercado brasileiro - informa Bento.

Fonte: Canal Rural

Publicado: 01/03/2011
Sindipães | Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do ES

Endereço

Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha/ES
Telefones: 27 3319-1995 – 3063-3095
Celular VIVO – 27 9 9792-9671
Celular TIM – 27 9 8184-0888 / 9 8184-0607
E-mail: secretaria@sindipaes.org.br

Rede Social

Site desenvolvido por Tribo Propaganda