Cotação do trigo deixa farinha mais cara em todo o país
O aumento na cotação do trigo deixou a farinha mais cara em todo o país. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o principal ingrediente para a fabricação do pão subiu 20% nos últimos 12 meses.

O brasileiro consome em média 33,5 quilos de pães por ano. Esse é o principal motivo que faz com que as vendas do produto não tenham grande redução, independentemente do preço.

- Temos que comer, não é? Continuamos comprando porque pão não pode faltar na mesa - comenta a dona de casa Joana Farias.

O proprietário de uma padaria, Silvion Sehn, sentiu a diferença. Comenta que o preço do pão francês subiu 20% nos últimos oito meses.

- Aumentou bastante a farinha e o movimento baixou, porque encareceu o pão. Muitas pessoas compram pão de sanduíche, que sai mais barato - explica.

A variação do preço do pão no país chegou a 9,5% nos últimos 12 meses, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pelos dados da Fipe, o pão subiu 10% nas padarias e 11,5% nos supermercados. Já a farinha, teve um aumento médio de 20%.

A retração na safra norte-americana, problemas climáticos na Austrália e fechamento das exportações da Rússia para atender ao mercado local foram os principais fatores apontados como responsáveis pelo aumento da farinha. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Trigo, o aumento da cotação na bolsa de Kansas, nos Estados Unidos, chegou a 90% no último ano.

- Aqui no Brasil, Hemisfério Sul, Argentina, Uruguai, Paraguai, nós vamos ter safra só a partir de setembro. No Paraná em outubro e novembro. No Rio Grande do Sul e Argentina, lá por dezembro. Avaliando este quadro nós estamos muito longe da nova safra. Então não se vê uma queda tão para breve, pelo contrário, se vê uma estabilidade de preço até o final do ano e alguns falam, se a safra americana confirmar a quebra, aumento e não redução - informa o presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo RS, Gerson Pretto.

Fonte: Canal Rural

Publicado: 15/04/2011