Classificação adiada
A nova classificação do trigo estabelecida pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, só entra em vigência em julho de 2012, mas os panificadores do Estado já estão otimistas com os resultados que essa norma pode gerar. A IN - Instrução Normativa nº 38, designa um tipo de trigo específico para o setor de panificação.

A nova padronização eleva o grau de exigência sobre o grão e, consequentemente, aumenta sua qualidade. O padrão a ser adotado altera as classes do produto, estabelecendo como denominação: pão, melhorador, doméstico e básico. A classificação depende da qualidade e tipo de uso da matéria-prima.

Para o superintendente do Sindipães - Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo, Fábio Bento, a classificação do trigo facilitará o empresário do setor de panificação quanto à aquisição de um produto direcionado ao seu negócio. "A qualidade do pão só tende a melhorar já que teremos um trigo com características específicas para produção", afirma Fábio.

A norma do Ministério da Agricultura determina o percentual máximo de impureza, umidade, matérias estranhas e defeitos, de acordo com o tipo do grão. Os produtos que não atenderem as exigências da IN 38 serão desclassificados e não poderão ser comercializados.

Fonte: Iá Comunicação

Publicado: 25/04/2011