Abip articula ações para desonerar o pão
A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) está articulando ações para desonerar um dos principais alimentos do brasileiro - o pão. "Não é razoável que um produto básico como o pão seja taxado. A tributação do produto, aliás, é uma das razões pelas quais o consumo brasileiro de pães é tão acanhado", diz o presidente da Abip, Alexandre Pereira.

De fato, o consumo brasileiro per capita é de apenas 33,5 quilos por ano, praticamente a metade do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 60 quilos per capita. "E estamos muito aquém do consumo de países vizinhos, de condições sócio-econômicas similares, como a Argentina, que consome 70 quilos anuais por ano, ou o Chile, cujo consumo chega aos 90 quilos per capita", lembra Alexandre Pereira.

Além de promover reuniões técnicas para mostrar a importância da matéria a autoridades e técnicos do governo, a Abip também está prestando apoio aos projetos de lei apresentados pela senadora Vanessa Graziotim (PCdoB-AM) e pelo deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que prevê a desoneração do pão-do-dia, como são conhecidos os pães, panhocas, broas, pão francês e demais produtos da panificação feitos de farináceos, inclusive fubá, polvilho e similares.

"A desoneração dos pães e a decorrente redução de preços vai beneficiar as camadas menos favorecidas da população, além de impulsionar a atividade econômica", afirma Alexandre Pereira, destacando a importância do segmento:

"A panificação é hoje o segundo maior canal de distribuição de alimentos do País, composto por mais de 150 mil pequenos empresários organizados em 63 mil empresas, e responsável pelo emprego direto de 730 mil trabalhadores".

Publicado: 22/08/2011