Área do Associado:

Esqueci minha senha

Newsletter

Adicionar Remover

Agenda

Associe-se

Associe-se

Notícias

Brusquetas e crostinis fazem sucesso no cardápio das reuniões sociais
O "pão dormido" pode se transformar em saborosos petiscos e entradas ou até mesmo se tornar o cardápio principal de uma reunião social. Acrescidos de temperos e ingredientes, eles ganham novo visual e sabor. Típicos da culinária italiana, as brusquetas e os crostinis são de fácil preparo e perfeitos para acompanhar uma boa taça de vinho ou cerveja.

As brusquetas surgiram do hábito dos trabalhadores rurais da antiguidade, na região da Sicília, de aproveitar o pão velho, que sobrava de um dia para o outro, e comer como pizzas. O termo deriva de bruscato e significa tostado ou torrado. E talvez seja esse o maior segredo dessa iguaria, o ‘crocante' ideal da torrada.

Feita com fatia de pão italiano rústico, produzido com farinha escura e fermento natural, a receita clássica leva azeite de oliva, alho, sal e pimenta do reino e é tostada na grelha. Mas ganhou variações com as mais diversas coberturas e passou a integrar o cardápio de restaurantes, bares e cafés. Torradas na grelha ou no forno, as receitas podem ser frias ou quentes, mas sempre com o pão tostado. Cobertas com patês ou pastas, tomate seco e queijos, é só usar da criatividade para elaborar novos sabores.

Não menos saborosos, os crostinis se diferenciam das brusquetas por serem preparados com pão branco e em torradas mais finas, na maioria das vezes com pão ciabatta.

Versão brasileira

No Salz as brusquetas estão entre os petiscos mais pedidos. A chef de cozinha do bar, Simone Silva, explica que a tradicional versão brasileira é feita com pão ciabatta ou italiano, tomates frescos, mozarela de búfala e manjericão. "A combinação do torradinho do pão com o queijo quente é que torna a brusqueta um aperitivo tão saboroso", opina.

Na Famosa Pasta são seis sabores diferentes de brusqueta, entre frias e quentes, como salmão defumado com mascarpone, presunto parma ao molho pomodoro e alho poró com gruyère. "O diferencial está em mesclar várias iguarias em uma única entrada. A combinação diferente de ingredientes em cada sabor é o grande atrativo", comenta o gerente Paulo Moreno.

Fácil de preparar e de comer

A chef Simone Silva revela que o segredo da brusqueta está em esfregar o dente de alho ainda na torrada quente. "O alho derrete e deixa apenas o aroma e o sabor." Para a chef, além do sabor, a praticidade no preparo e na degustação, algumas podem ser saboreadas em duas mordidas, lhe renderam fama. "As torradas podem ser deixadas prontas e o preparo da cobertura feito na hora", ensina. E para incrementar o visual, não esqueça de decorar as brusquetas com salsinha picada e o prato onde serão servidas com um galho de manjericão, um buquê de salsa crespa ou de alecrim. "É um antepasto ou canapé ‘chique' pelo próprio visual", define Simone.

RECEITAS

Brusqueta de Pepperoni

Ingredientes
1 pão ciabatta tipo baguete
1 dente de alho
2 tomates rasteiro
80 g de Pepperoni
Catupiry
300 g de queijo gruyére
Salsinha
Azeite com aroma de alecrim
Salsa crespa
Parmesão

Preparo
Corte o pão ciabatta ao meio, leve ao forno para torrar e, em seguida, passe o dente de alho sobre ele ainda quente, regue em seguida com o azeite de alecrim, passe um fio de catupiry. Corte os tomates em rodelas finas e coloque, em seguida, rodelas de pepperoni, rale o queijo gruyére no ralo grosso e faça uma camada cobrindo todo o tomate, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 15 minutos. Depois de pronto, corte em quadradinhos e decore com salsinha e salsa crespa.


Brusqueta Tradicional

Ingredientes
1 pão ciabatta tipo baguete
1 dente de alho
2 tomates rasteiros
Catupiry
30 g de manjericão
300 g de mozarela de búfala
Salsa crespa
Salsinha
Parmesão

Preparo
Corte o pão ciabatta ao meio, leve ao fogo para torrar e, em seguida, passe o dente de alho sobre ele ainda quente. Passe um fio de catupiry. Corte o tomate em rodelas finas e coloque sobre pão. Em seguida, folhas de manjericão distribuídas sobre o tomate, rale o queijo e faça cubra todo o tomate, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Rendimento: As duas receitas rendem porções de 12 unidades cada

Publicado: 22/08/2011
Sindipães | Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do ES

Endereço

Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha/ES
Telefones: 27 3319-1995 – 3063-3095
Celular VIVO – 27 9 9792-9671
Celular TIM – 27 9 8184-0888 / 9 8184-0607
E-mail: secretaria@sindipaes.org.br

Rede Social

Site desenvolvido por Tribo Propaganda