Área do Associado:

Esqueci minha senha

Newsletter

Adicionar Remover

Agenda

Associe-se

Associe-se

Notícias

Irã compra até 500 mil t de trigo soft; inclui Brasil
O Irã comprou até 500 mil toneladas de trigo soft nesta semana, disseram traders nesta quinta-feira, com compradores privados também em negociação para mais volumes da Rússia, usando rublos como forma de pagamento, enquanto a república islâmica lida com as sanções impostas pelo Ocidente.

Teerã aumentou drasticamente a atuação no mercado internacional de grãos, tendo elevado o total de compras para 1,1 milhão de toneladas nas últimas duas semanas, usando outras moedas além do dólar, e com negociadores falando inclusive em pagamentos via troca por petróleo e ouro.

Novas sanções financeiras impostas desde o começo deste ano por conta do programa nuclear iraniano começam a corroer a capacidade do país de pagar e receber as importações de alimentos básicos.

As compras, para embarque entre fevereiro e abril, incluem 240 mil toneladas do cereal do Brasil, 420 mil toneladas de trigo da Alemanha, entre 300 mil e 360 mil toneladas do cereal do Canadá e 200 mil toneladas da Austrália, disseram os traders.

Eles não deram detalhes sobre as faixas de preço das compras. Do total, 600 mil toneladas compradas por Teerã já haviam sido reportadas pela Reuters na semana passada.

Fontes de tradings de grãos disseram que as compras mostram que o Irã teve sucesso ao encontrar uma forma de pagar pelo trigo sem envolver operações trocas.

"Eles encontraram um jeito (de pagar) usando letras de crédito", disse um trader, acrescentando que isso tem permitido ao Irã receber os navios que estão à espera para entregar os produtos.

Importadores privados também estão negociando com vendedores russos para importar grãos, o que contornaria as sanções financeiras.

Fontes afirma que qualquer negócio provavelmente será feito em rublos, evitando as restrições às moedas dos EUA e União Europeia.

"O Irã está tentando usar qualquer meio possível para conseguir trazer os grãos para dentro do país, seja russo ou de qualquer outra origem", disse um trader europeu.

Fonte: Site MSN

Publicado: 23/02/2012
Sindipães | Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do ES

Endereço

Rua Rosa Vermelha, 700, Novo México, Vila Velha/ES
Telefones: 27 3319-1995 – 3063-3095
Celular VIVO – 27 9 9792-9671
Celular TIM – 27 9 8184-0888 / 9 8184-0607
E-mail: secretaria@sindipaes.org.br

Rede Social

Site desenvolvido por Tribo Propaganda