Informações para a imprensa sobre a redução de sódio nos alimentos
Aos Presidentes de Entidades de Panificação e Diretores da ABIP

Conforme o assunto tratado na última reunião da ABIP, em Fortaleza - CE, quanto a informar para a imprensa sobre a redução do sódio nos alimentos, queremos sugerir o nivelamento da mensagem. Segue abaixo algumas informações que são essenciais serem repassadas para a imprensa na ocasião de reportagens e entrevistas sobre este assunto.

• A iniciativa de redução de sódio nos alimentos partiu do Ministério da Saúde, ABIP, ABIMA, ABITRIGO e ABIA, conforme "termo de compromisso Nº 004/2011" assinado entre estas entidades e o ministério. Cujo objetivo é tornar a alimentação do brasileiro ainda mais saudável, reduzindo o consumo de sal da população brasileira para menos de 5g de sal por pessoa por dia até 2020.

• Esclarecemos que não foi uma iniciativa da ANVISA;

• Os alimentos que foram analisados para iniciar a redução do sódio foram: macarrão instantâneo; pães de forma industrializados; bisnaguinhas industrializadas; pão francês, bolos prontos, misturas para bolos e salgadinhos de milho e batatas fritas industrializada; embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer normal e light, empanados, lingüiça, salame, e mortadela) caldos, temperos (caldos para preparo de refeição e tempero completo), margarinas vegetais, maionese, derivados de cereais (cereais matinais), laticínios (bebidas lácteas, queijo petit suisse, queijo mussarela e requeijão), refeições prontas (pizza, lasanha, papa infantil salgada e sopas) e biscoitos (biscoitos salgados cream cracker, biscoitos recheados e biscoitos maisena);

• 2011 - para cada 50kg de farinha de trigo, 1kg de sal;
2012 - para cada 50kg de farinha de trigo, 950g de sal;
2014 - para cada 50kg de farinha de trigo, 900g de sal.

Alertamos que a imprensa tem dado uma conotação que o único alimento com redução de sódio é o pão francês e com entrevistas e reportagens, que tornam este produto ruim para o consumo.

É necessário que os senhores presidentes das entidades e diretores sempre informem que a redução de sódio é para todos os produtos acima e que nossa iniciativa foi torná-lo (pão francês) ainda mais saudável.

Sugerimos a leitura do termo em anexo e pedimos que conduzam as reportagens de forma esclarecedora, sem colocar o pão francês como vilão desta iniciativa.

Atenciosamente,

Alexandre Pereira
Presidente ABIP

Acesse o Termo assinado com o Ministério da Saúde clicando aqui .

Publicado: 14/02/2012